segunda-feira, 16 de abril de 2007

Brasileiros a favor da pena de morte

Ao ler a manchete da Folha de São Paulo do dia 07/04/2007 Aumenta apoio à pena de morte entre os brasileiros, diz a Datafolha, confesso que me senti apreensiva (ver notícia em
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u90987.shtml). Segundo o jornal, 55% dos brasileiros são favoráveis à pena de morte, enquanto 40% são contra. Ou seja, retornamos ao maior índice histórico favorável à prática, registrado antes em 1993.
Mas, e por que estou apreensiva? Pensem bem: se nosso sistema penitenciário é falho, se a corrupção circula por todas as esferas de poder influenciando decisões importantes, se tantos inocentes são encarcerados e levam anos para serem soltos, mesmo depois de comprovada sua inocência, como inserir uma pena tão severa no código penal?

Por Simone Kohlrausch

3 comentários:

Pead Sapiranga disse...

Simone não concordo com sua opinião , acho que quem mata sem dó nem piedade merece o mesmo fim. Ao meu ver quem não pensa nas famílias que desestrutura não merece uma segunda chance.
TATIANA F.

Pead Sapiranga disse...

Que bom que você superou,eu continuo apavorada.

Pead Sapiranga disse...

Simone,sinto tua apreensão em mim mesma;penso que devemos sempre pensar de forma a exercitarmos as qualidades que nos caracterizam como seres humanos.A simples aplicação de uma "Pena de Talião"demonstrou que não resolveu o problema de atos violentos ao longo da história. Sei que se experimentasse a perda de pessoas queridas talvez minha emoção pedisse vingança,mas na medida do possível a humanidade deve tentar manter sua racionalidade sempre presente.ZILÁ REGINA KOLLING